sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Dicas de Português

VOCÊ SABE…
…qual é a diferença entre ouvido e orelha?
Orelha:
Ouvido:conjunto de órgãos que constituem cada ouvido:

Tenho a certeza de que você sabe, mas há pelo menos um repórter policial que imagina que ouvido e orelha sejam sinônimos.
Leitor jura ter lido num “bom jornal” do sul do país: “Menino raptado teve apenas um ouvido decepado”. É óbvio que o autor referia-se à orelha, e não ao conjunto de órgãos que constituem cada ouvido.
O uso do “apenas” indica que o repórter, além de não saber a diferença entre ouvido e orelha, achou que decepar só uma orelhinha era pouco. 

O mesmo leitor  mandou outro absurdo jornalístico: “Policial foi atingido na altura do ventre por um tiro disparado por dois marginais”. Só faltou dizer que nosso policial carregava um filho no ventre ou que o tiro atingiu o útero. Ora, o tal tiro deve ter atingido o policial na altura do abdômen
 Homem não tem ventre; tem abdômen. Mulher é que tem ventre (onde carrega o bebê). é 

Quanto ao tiro disparado por dois marginais, fico imaginando algumas hipóteses. Será que os dois marginais estavam segurando um único revólver? Ou será que um colocou a bala no revólver e o outro disparou o tiro? Ou será que o policial foi atingido por um dos tiros disparados por dois marginais? Ou será que estou ficando louca?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário