LIÇÕES COM CINEMA

SE A PRIORIDADE É O VESTIBULAR, SELECIONEI ALGUNS FILMES BASEADOS EM FATOS REAIS PARA VOCÊ CURTIR E APRENDER  E FILMES PARA PURO ENTRETENIMENTO :

O PEQUENO NICOLAU
Nicolau é um garoto muito amado por seus pais e que tem muitos amigos. O menino levava a vida bastante tranquila até o dia em que ouviu uma conversa que o fez achar que sua mãe estava grávida. A partir daí, Nicolau se desespera ao pensar que depois que o bebê nascer seus pais não vão lhe dar mais atenção.
A LISTA DE SCHINDLER (Renascendo das cinzas)
Direção: Steven Spielberg
Duração: 195min
Gênero: Drama
    O filme conta a inusitada história de Oskar Schindler, um sujeito oportunista, sedutor, simpático, comerciante no mercado negro, mas, acima de tudo, um homem que se relacionava muito bem com o Partido Nazista (Hitler). No entanto, apesar de seus defeitos, ele amava o ser humano e fez o impossível para salvar os judeus, a ponto de perder a sua fortuna; mas conseguiu salvar mais de mil judeus dos campos de concentração.  O filme é MARAVILHOSO!

AMANHECER (Breaking Dawn)
     É o 4o. e último filme da série Crepúsculo (Twilight) de Stephenie Meyer. O filme conta que Bella casa-se com Edward e os dois vão para a lua de mel na ilha privada de Esme, na costa do Rio de Janeiro.Como Bella cumpre sua parte do acordo com Edward, casando-se com ele, ele acaba por cumprir a dele. Logo, os dois têm sua primeira experiência sexual. Assim, ocorre o inesperado. Bella fica grávida dele, o que todos achavam impossível. Edward e Carlisle decidem abortar a criança antes que esta mate Bella. Discordando da decisão deles, Bella conta com a ajuda de Rosalie, que apoia a decisão dela ter esse filho. Ao descobrir que Bella está grávida, Sam líder do bando dos lobos, decide destruí-la. Bella fica cada vez mais fraca, enquanto a gravidez avança rapidamente. Sua chance é de cinquenta por cento se seu coração parar de bater, nem mesmo o veneno dos vampiros poderiam salvá-la. Edward faz com que Bella beba sangue humano e sente-se melhor. Ao dar a luz, Bella quase morre, mas Edward consegue transformá-la em vampira. O nome do bebê é Remeesme. Todos convivem em harmonia.

A HORA DA ESTRELA
Adaptação do livro de Clarice Lispector
Direção: Suzana Amaral
Elenco: Marcélia Cartaxo, José Dumont, Fernanda Montenegro
    O filme conta a história de Macabéa, migrante nordestina semianalfabeta que mora numa pensão da cidade grande. Datilógrafa, cuja maior diversão é ouvir a Rádio Relógio, Macabéa perde o namorado, o metalúrgico e também nordesino Olímpico de Jesus, para sua colega de trabalho, Glória. Aconselhada por ela a procurar uma cartomante, Macabéa ouve a previsão de que encontrará um homem bonito, rico e carinhoso. O filme recebeu mais de 20 prêmios no Brasil e no exterior.

ZUZU ANGEL
Drama (político)
Filme brasileiro que fala sobre os acontecimentos da época da ditadura militar e as lutas pela liberdade no Brasil. Zuzu (Patríicia Pilar) é uma estilista famosa que passa a lutar para escobrir o paradeiro de seu filho Stuart até dscobrir o que realmente aconteceu com ele. É um filme emocionante!


OPERAÇÃO VALQUÍRIA (VALKYRIE)
Dirigido por Bryan Singer
Elenco: Tom Cruise, Kenneth Branagh, Bill Nighy
Drama

Segunda Guerra Mundial. Claus é um coronel que retorna à Alemanha gravemente ferido, devido à guerra na África.Ao chegar, ele se envolve em uma conspiração para acabar com o governo local, que tem por objetivo matar Adolph Hitler (David Bamber). O objetivo do grupo é colocar em prática a Operação Valquíria, um plano já existente que prevê a implementação de um governo que conduz a Alemanha após a morte de seu líder. Aos poucos, o coronel Claus ganha destaque na organização, sendo encarregado para que cometa o assassinato de Hitler.


 CHE
Dirigido por Steven Soderbergh
Estrelando: Benicio del Toro, Rodrigo Santoro, Julia Ormond
Sinopse: Ernesto Che Guevara, um jovem médico, é apresentado por Raul Castro ao irmão dele, Fidel. Desse modo, ele se dispõe a ajudar o advogado cubano a voltar a sua terra e tomar o poder do ditador Fulgêncio Batista, que havia dado um golpe de estado anos antes. Os três se juntam a outros revolucionários e aproveitam aquela noite para tramar a retomada de Cuba.




FILMES BASEADOS EM OBRAS LITERÁRIAS IMPORTANTES:

    1)  O  GUARANI (baseado no livro de José de Alencar - Romantismo)
Dirigido por Norma Bengell
Elenco: Glória Pires, Márcio Garcia, Marco Ricca, Herson Capri
Sinopse: O filme é estruturado bem ao gosto romântico, pois o enredo contém ingredientes que lhe são próprio: amor, aventura, vilões, além do exótico e do pitoresco dos personagens e do cenário. Conta a luta do fidalgo português D.Antônio de Mariz contra os ínios que lhe assediam a casa e as terras e contra a revolta dos homens d'arma a seu serviço. Seu aliado, fiel índio Peri (Márcio Garcia), fascinado pela beleza de Cecília, filha de D. Antônio. Peri salva mais de uma vez a vida de Cecília e tornando-se cristão, recebe do fidalgo português a missão de salvar-lhe a filha quando, impossibilitado de resistir por muito mais tempo à investida numerosa dos selvagens, resolve destruir a casa para não se render.


       2)  ROMEU E JULIETA
Você vai adorar esse filme de Baz Luhrmann chamado "Romeu e Julieta". É uma releitura da obra genial de Shakespeare
Elenco: Leonardo Di Caprio, Claire Danes, Brian Dennehy.
Gênero: Romance
     A bela e pouco convencional adaptação de Baz Luhrmann para a clássica história de William Shakespeare está abençoada. Leonardo Di Caprio e Claire retratam Romeu e Julieta, os jovens predestinados amantes do passado. Mas a colocação foi transportada de suas origens Elizabethanas para a futurista e agitada cidade de Verona Beach. Esta brilhante e contemporânea adaptação do caso de amor mais trágico do mundo faz desse criativo "Romeu e Julieta" inesquecível. Vale a pena conferir.

3) MEMÓRIAS  PÓSTUMAS (Baseado no romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis)
Direção: André Klotzel (2001)
Elenco:Reginaldo Faria (Brás), Sônia Braga, Walmor Chagas, Stepan Nercessian, Marcos Caruso, Otávio Muller, Petrônio Gontijo.
Duração: 102 minutos. Colorido
Sinopse: O bom vivant carioca do século XIX Brás Cubas faz uma retrospectiva dos acontecimentos de sua vida, contando sua infância, os amores da juventude e seu caso com Virgínia. Seria uma história comum, não fosse o narrador ter-se levantado da tumba para narrá-la. Entre as adaptações que o texto original de Machado de Assis sofreu, está o fator temporal - Brás Cubas conta sua história no ano 2000.
OBSERVAÇÃO: ESTE LIVRO É COBRADO EM QUASE TODOS OS VESTIBULARES. É "OBRIGATÓRIO" CONHECÊ-LO.

4) PRIMO BASÍLIO (Baseado na obra de Eça de Queirós)
Direção: Daniel Filho (2007)
Elenco: Débora Falabella, Glória Pires, Fábio Assunção, e Reynaldo Gianecchini.
Duração: 106 minutos. Colorido
Sinopse: Daniel Filho transpôs para a cidade de São Paulo de 1958 o romance de Eça de Queirós, originalmente situado em Lisboa do século XIX. A trama se desenvolve em torno do adultério da jovem Luísa com se primo Basílio enquanto seu marido, o engenheiro Jorge, está viajando a trabalho. A criada Juliana descobre o caso e começa a chantagear a patroa. Publicado em 1878, O Primo Basílio se constitui em uma análise da família burguesa urbana do século XIX, que o cinema atualizou para o Brasil do século XX.
OBSERVAÇÃO: O filme é ótimo!