quinta-feira, 10 de outubro de 2013

DICAS DE PORTUGUÊS

Eu CAIBO ou CABO?
 O certo é CAIBO.
No presente do indicativo, a irregularidade está só na 1ª pessoa do singular: eu CAIBO, tu cabes, ele cabe, nós cabemos, vós cabeis, eles cabem.
Consequentemente, todo o presente do subjuntivo será irregular: que eu CAIBA, tu CAIBAS, ele CAIBA, nós CAIBAMOS, vós CAIBAIS, eles CAIBAM.
Nos tempos derivados do pretérito perfeito do indicativo, ocorre outra irregularidade:
Pretérito Perfeito do Indicativo: eu COUBE, tu COUBESTE, ele COUBE…
Pretérito Mais-que-perfeito do Indicativo: COUBERA
Futuro do Subjuntivo: quando eu COUBER


totalgifs.com moreheads gif gif 52.gif
Eu COLORO (“ô”)  ou  COLORO (“ó”)?
 Nenhum dos dois.
O verbo COLORIR é defectivo. Não possui a 1ª pessoa do singular do presente do indicativo e nada no presente do subjuntivo.
A solução é “eu estou colorindo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário