JORNALZINHO DOS ALUNOS

 ESTE ESPAÇO FOI CRIADO PARA VOCÊ, ALUNO QUERIDO DA E. E. DR. NORBERTO CUSTÓDIO FERREIRA! AQUI, VC PODERÁ PUBLICAR ARTIGOS DE SEU INTERESSE. JUNTOS, VCS FARÃO UM JORNALZINHO DIFERENTE!

 6) Data: 02/12/2011
   BULLYING: A VIOLÊNCIA NA ESCOLA / CYBERBULLYING: A VIOLÊNCIA VIRTUAL
    Na internet e no celular, mensagens com imagens e comentários depreciativos se alastram rapidamente e tornam o bullying ainda mais perverso. Como o espaço virtual é ilimitado, o poder de agressão se amplia e a vítima se sente acuada mesmo fora da escola. E o pior: muitas vezes, ela não sabe de quem se defender.
    Todo mundo que convive com crianças e jovens sabe como eles são capazes de praticar pequenas e grandes perversões. Debocham uns dos outros, criam os apelidos mais estranhos, reparam nas mínimas imperfeições - e não perdoam nada. Na escola, isso é bastante comum. Implicância, discriminação e agressões verbais e físicas são muito mais frequentes do que o desejado. Esse comportamento não é novo, mas a maneira como pesquisadores, médicos e professores o encaram vem mudando. Há cerca de quinze anos, essas provocações passaram a ser vistas como uma forma de violência e ganharam nome: BULLYING (palavra do inglês que pode ser traduzida como "intimidar" ou "amedrontar". Sua principal característica é a agressão (física, moral ou material) é sempre intencional e repetida várias vezes sem uma motivação específica. Mais recentemente, a tecnologia deu nova cara ao problema. E-mails ameaçadores, mensagens negativas em sites de relacionamento e torpedos com fotos e textos constrangedores para a vítima foram batizados de CYBERBULLYING. Aqui no Brasil, vem aumentando rapidamente o número de casos de violência desse tipo.
    Três motivos que tornam o cyberbullying ainda mais cruel que o bullying tradicional:
- No espaço virtual, os xingamentos e as provocações estão permanentemente atormentando as vítimas. Antes, o constrangimento ficava restrito aos momentos de convívio dentro da escola. Agora é o tempo todo.
- Os jovens utilizam cada vez mais ferramentas de internet e de troca de mensagens via celular - e muitas vezes se expõem mais do que devem.
- A tecnologia permite que, em alguns casos, seja muito difícil identificar o(s) agressor(es), o que aumenta a sensação de impotência.
    DENUNCIEM  ESSAS  PRÁTICAS  CRIMINOSAS!
                                                                                           (Taynah Mantovanni 7o. Ano 7)

    5)CONFIRA ABAIXO COMO AS PRINCIPAIS UNIVERSIDADES VÃO UTILIZAR AS NOTAS DO ENEM 2011 COMO PARTE DO PROCESSO SELETIVO:
    Instituições que utilizam o Enem por meio do Sisu
*Universidade Federal de Ouro Preto
*Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)
*Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ)
*Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

    Instituições que usam o Enem como fase Única
*Universidade de Brasília (UnB)
*Universidade Federal da Bahia (UFBA)
*Universidade Federal do Acre (UFAC)

    Instituiçôes que usam o Enem para a primeira fase
*UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG)

    Instituições que utilizam o Enem como parte da nota do vestibular
*Universidade Estadual Paulista (UNESP)
*Universidade Federal de Goiás (UFG)
*Universidade Federal de Santa Catarina
*Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
*Universidade Federal do Paraná (UFPR)
*Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Instituições que utilizam a nota do Enem como bonificação no vestibular
*Universidade de São Paulo (USP)
*Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
                                                    (Professora Angélica)

 
4) QUAL  A  MAIOR  PALAVRA  DA  LÍNGUA  PORTUGUESA?
     A maior palavra da língua portuguesa possui 46 letras e ganhou registro definitivo em 2001, quando apareceu no dicionário Houaiss. Estamos falando de pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico. Antes, o título pertencia ao advérbio "anticonstitucionalíssimamente", que tem 29 letras e descreve algo que é feito contra a constituição. O vice era "oftalmotorrinolaringologista", com 28 letras, que se refere ao especialista nas doenças dos olhos, ouvidos, nariz e garganta.
    O Houaiss é o campeão de palavras na língua portuguesa, mas não traz, por exemplo, palavras da química  que tem dezenas de sílabas, usadas para defenir compostos. Uma delas é "tetrabromometacresolsulfonoftaleína", que tem, 35 letras e indica um corante usado em reações. "Palavras como essa são muito específicas e só aparecem em glossários de terminologia química", diz o filólogo Mauro Villar, do Instituto Antônio Houaiss.

                                                         MARCELA  7o. Ano 9


3) O "@" e "a arroba"
Por que se usa "@" em endereços eletrônicos?
    Você já se perguntou por que razão sempre existe o símbolo "@" (arroba) em e-mail? Ele é utilizado para representar a utilização das caixas postais de usuários na rede.Em inglês, o "@" é lido como "at", preposição que denota lugar. A escolha desse símbolo deve-se ao engenheiro norte-americano Ray Tomlinson, que em 1971 passou a utilizá-lo em um dos primeiros programas criados para o envio de e-mails.
    A arroba, para quem não sabe, é bem mais antiga que a internet. O símbolo existe  desde 156, tendo sido criado por um comerciante de Florença, na Itália. Nessa época, era utilizado para representar uma unidade de medida. Em 1885, o "@" foi concluído no teclado do primeiro modelo de máquina de escrever e migrou, 80 anos depois, para o conjunto de caracteres da computação.
                             ALUNA:  LARISSA ROCHA RODRIGUES- 9o.7

2) MENSAGEM
    "Havia um homem que costumava ter em cima de sua cama uma placa escrita: ISSO TAMBÉM PASSA... Então, perguntaram a ele o porquê disso... ele disse que era para lembrar que, quando estivesse passando por momentos ruins, poder se lembrar  que eles também iriam embora, e que ele teria que passar por aquilo por algum motivo. Mas essa placa também era pra lembrá-lo que quando estivesse muito feliz, que não deixasse tudo para trás, porque esses momentos também iriam passar e momentos difíceis viriam de novo... E é exatamente disso que a vida é feita: MOMENTOS! Momentos pelos quais temos que passar, sendo bons ou não, para o nosso próprio aprendizado. Por algum motivo ... Nunca esqueça do mais importante: NADA É POR ACASO! Absolutamente nada. Por isso, temos que nos preocupar em fazer a nossa parte da melhor forma possível."    (Chico Xavier)

                                            ARIANE  VILELA MARTINS  -  7o.Ano 8

1) GIGANTES DE TORCIDA PROTAGONIZAM FATO INÉDITO NA ERA DOS PONTOS CORRIDOS
    Detentores do maior número de apaixonados no país, Corinthians, Flamengo, São Paulo, Palmeiras e Vasco aparecem pela primeira vez juntos nas cinco primeiras posições do Brasileiro desde 2003.
      Pela primeira vez nos pontos corridos cinco gigantes de torcida aparecem juntos no topo da tabela.
     Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Vasco são os maiores possuidores de fãs no país segundo as pesquisas mais recentes. Em 2010, tanto a Datafolha como a dupla Lance-Ibope, por exemplo, realizaram levantamentos que apontaram os times acima, exatamente nesta ordem, como os preferidos para quase 50% dos entrevistados em todo país.

                                             João Victor Reis - 7o.Ano 9