JÁ SABE QUAL CARREIRA SEGUIR?

  A escolha de uma profissão é uma decisão muito difícil de ser tomada pelos jovens e adolescentes. Já passei por essa experiência e sei que causa medo e angústia. Por isso, decidi ajudá-los esclarecendo algumas dúvidas sobre variadas profissões. Colocarei nessa página profissões e suas características principais para que você as conheça um pouco mais.

TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Origem: Wikipédia)
 No Brasil, o técnico em segurança do trabalho, é um profissional com formação de nível médio,[1] regulado pela Lei nº 7.410, de 27 de novembro de 1985. Dentre suas atribuições, definidas pela Portaria nº 3.275/89, na NR 27, do Ministro do Trabalho, destacam-se a informação do empregador e dos trabalhadores sobre os riscos presentes no ambiente de trabalho e a promoção de campanhas e outros eventos de divulgação das normas de segurança e saúde no trabalho, além do estudo dos dados estatísticos sobre acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.[2] No Brasil, o dia do técnico em segurança do trabalho é comemorado em 27 de novembro. Na lassificação Brasileira de Ocupações (CBO), editada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o técnico em segurança do trabalho recebe o código 3516-05. Segundo a CBO, os técnicos de segurança "Elaboram, participam da elaboração e implementam política de saúde e segurança no trabalho (sst); realizam auditoria, acompanhamento e avaliação na área; identificam variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente. Desenvolvem ações educativas na área de saúde e segurança no trabalho; participam de perícias e fiscalizações e integram processos de negociação. Participam da adoção de tecnologias e processos de trabalho; gerenciam documentação de sst; investigam, analisam acidentes e recomendam medidas de prevenção e controle." [3]As empresas podem ser obrigadas a contratar técnicos em segurança do trabalho para integrar o Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), em razão de seu código na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) e conforme o número de empregados. A obrigação está prevista no artigo 162 da Consolidação das Leis do Trabalho e detalhada na Norma Regulamentadora 4, aprovada pela Portaria nº 3.214/78, da extinta Secretaria de Segurança e Medicina do Ministério do Trabalho (atual Secretaria de Inspeção do Trabalho).

ENFERMAGEM
    Enfermagem é a ciência cuja essência e especificidade é o cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade de modo integral, desenvolvendo atividades de promoção, prevenção, reabilitação e recuperação da saúde.
    No Brasil, o enfermeiro é um profissional de nível superior da área da saúde. Dentro da enfermagem, encontramos o auxiliar de enfermagem (nível fundamental) e o técnico de enfermagem (nível médio) ambos confundidos com o enfermeiro, entretanto, com funções distintas, possuindo qualificações específicas.
    Sendo uma ciência holística, ou seja, cuida do paciente como um todo, não apenas a patologia (doença), mas sim em todo o ser humano, desde fisicamente, mentalmente prestando assim assistência psicológica ao indivíduo.

FISIOTERAPIA
    O fisioterapeuta é um profissional da saúde que tem como objetivo principal o estudo do movimento humano.
    A área de atuação de Fisioterapia abrange a maioria das clínicas, como a Neurologia, a Traumato-Ortopedia, a Reumatologia, a Pneumatologia, a Cardiologia, a Angiologia, a Ginecologia e Obstetrícia, a Pediatria, a Oncologia, a Geriatria, a Endocrinologia, a Dermatologia, a Medicina Desportiva e a Medicina Preventiva.
    O curso de graduação em fisioterapia tem por objetivo central a formação do fisioterapeuta envolvido na promoção da saúde, prevenção de agravos e doenças, no tratamento e reabilitação dos sujeitos.
    O fisioterapeuta formado estará apto a atuar na assistência, bem como a assessorar, planejar, administar, dirigir e orientar serviços de fisioterapia em instituições públicas, privadas ou domicílio, buscar a atualização e aperfeiçoamento contínuos de conhecimento e da prática profissional.
    A Carreira de Fisioterapeuta é hoje uma das mais concorridas.
    A fisioterapia é certa para você? - Os fisioterapeutas têm um interesse genuíno em ajudar as pessoas. Eles apresentam boas habilidades interpessoais, paciência e compreensão, e têm a capacidade de motivar e incentivar as pessoas. Os fisioterapeutas têm uma visão positiva e gostam de desafios.
ADVOCACIA
     Advogados são profissionais que utilizam as leis na defesa dos interesses do cliente, que pode ser um cidadão ou uma empresa, como seu representante contra interesses de terceiros. O bacharel em direito pode trabalhar como advogado em escritórios particulares de advocacia, departamentos jurídicos de empresas públicas e privadas, ou seguir carreira pública, fazendo concurso para ser juiz, delegado, promotor, procurador ou defensor público.
    Um bom advogado precisa gostar muito de ler, ter boa memória, capacidade de reflexão, boa argumentação e habilidade em negociãção., além de dominar o português formal e ser comunicativo (isso é fundamental).
    Desse profissional é exigido o curso superior de direito, com duração de quatro ou cinco anos, dependendo da instituição de ensino - além de estágio obrigatório. O exercício da profissão é regulamentado e só é permitido após a aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), uma prova complexa, com alto índice de reprovação.
    O mercado de trabalho ainda é promissor para aqueles que adquirirem uma excelente formação. Infelizmente, a qualidade média dos cursos é muito baixa. Por isso, antes de prestar o vestibular, você deverá pesquisar a instituição de ensino de seu interesse e achará mais informações na Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).
   
ENGENHARIA AMBIENTAL
   A carreira na área de engenharia ambiental reserva, ao final da graduação, um mercado de trabalho com boas oportunidades, seja em pesquisa ou em empresas públicas e privadas. Com a crescente preocupação com o meio ambiente, esse profissional tem sido cada vez mais solicitado e disputado por organizações com interesse em proteger o meio planeta. A área tem grande abrangência e está disponível para receber estudantes interessados em Física, Matemática e Biologia.
   A graduação na área dura, em média, cinco anos. Nos dois primeiros anos, os alunos têm muitas matérias ligadas à Física e à Matemática. No restante do curso, os estudantes aprendem questões relativas aos recursos hídricos, Química, ligada principalmente aos problemas de poluição, estão ambiental, ciências da natureza e, claro, legislação ambiental.
   O mercado para um engenheiro ambiental está crescendo muito porque a questão ambiental tem sido tratada de forma mais rigorosa.
    É interessante saber que as Universidades formam menos estudantes do que o mercado necessita. portanto, há boas oportunidades d trabalho com salários entre R$2,5mil e R$3,5 mil, dependendo da área de atuação.
    O dia a dia de um engenheiro ambiental é bem dinâmico. Um dia, o profissional pode ir a campo para studar uma área e, no outro, pode estar no escritório fazendo contatos. O engenheiro ambiental trabalho muito em equipe porque, dependendo do problema encontrado, vai recorrer a um biólogo ou a outros profissionais mais especializados para encontrar soluções.
    A engenharia ambiental é algo bem abrangente. O profissional pode se especializar em recursos hídricos, solo, florestas, entre outras áreas.
     A engenharia ambiental tem um mercado com bons horizontes para quem está se formando. O profissional é abrangente, mas também pode se especializar em setores em que tenha mais interesse.