sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Você sabe o que é Ovário Policístico?

Tire suas dúvidas sobre a doença da Meg de Malhação
Foto: Reprodução/TV Globo

Você já deve ter ouvido falar em síndrome dos ovários policísticos (SOP). Com um nome complicado desses, dá até medo! E foi medo que Meg, personagem de Christy Ane Lopes em Malhação, sentiu quando percebeu que sua menstruação estava atrasada; achou até que estava grávida (OMG!), mas era SOP.
A Síndrome dos Ovários Policísticos é mais comum do que você imagina; sabia que uma em cada 10 mulheres no mundo apresenta esta síndrome? 
1. O que exatamente são os ovários policísticos?
São ovários com formações císticas pequenas que, associadas ao aumento dos níveis hormonais, levam a uma síndrome. Ela provoca alteração do ciclo menstrual pois alguns hormônios começam a ser produzidos em exagero!
2. Quais os sintomas para quem tem ovário policístico?
A ausência de menstruação ou o ciclo muito longo (menstruações com mais de 45 dias de intervalo), aumento de pelos em lugares que não são característicos da mulher (por exemplo, peito, raiz de coxa e dorso). Pele oleosa e calvície também são sintomas, mas a síndrome só pode ser confirmada a partir do exame feito pelo ginecologista
3. Como é o tratamento? A SOP tem cura?
Tem cura sim. A primeira fase do tratamento é readequar a alimentação e manter um estilo de vida saudável. Depois é preciso controlar o ciclo menstrual, o que é feito com a ajuda de anticoncepcionais. Com isso, os cistos vão diminuindo.
4. Meninas de todas as idades podem ter? Em qual idade o diagnóstico é mais comum?
As meninas após a primeira menstruação já podem apresentar esta síndrome.
5. Existe um grupo que tem maiores chances de desenvolver a SOP?
Quem tem pais diabéticos, obesos, com síndrome metabólica, meninas que tiveram obesidade na infância ou que chegam a adolescência com forte sobrepeso ou obesas tem mais chances de desenvolver a síndrome.
Quem deu as dicas: Ricardo Bruno, membro da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro (SGORJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário