sexta-feira, 1 de novembro de 2013

DICAS DE PORTUGUÊS: VERBO

1ª) PODE ou PÔDE ou POUDE?
Poude não existe.
Ele PODE (=presente do indicativo);
Ele PÔDE (=pretérito perfeito do indicativo).
PRESENTE DO INDICATIVO       PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO
Eu posso                                          Eu pude
Tu podes                                          Tu pudeste
Ele PODE                                         Ele PÔDE
Nós podemos                                   Nós pudemos
Vós podeis                                        Vós pudestes
Eles podem                                      Eles puderam

2ª) Se eu POR, PUZER ou PUSER?
O certo é “se eu PUSER”.
POR (=sem acento) é preposição: “Eu vou POR este caminho”.
PÔR é o infinitivo do verbo: “Eu vou PÔR o livro sobre a mesa.”
PUSER é o futuro do subjuntivo: “Se você PUSER o casaco, sairemos.”
Nas formas verbais de PÔR, o som “zê” é escrito sempre com “s”:
Eu pus, tu puseste, ele pôs, pusemos, puseram, pusesse, pusera, pusermos, puserem…
 ___________________________________________
O DESAFIO
Que é um neófilo?
a)    quem tem aversão a tudo que é novo;
b)    quem tem amor a tudo que é novo;
c)    criança recém-nascida.
Resposta:
Letra (b) = neo (novo) + filia (amor). Neófilo é aquele que tem apreço pelas novidades, principalmente pelas inovações artísticas e culturais.
Quem tem aversão a tudo que é novo é neófobo.
Criança recém-nascida é neonato.

totalgifs.com sweet-babys gif gif 06.gif  "A vontade é a chave que abre as algemas da preguiça." 
(João Batista de Araújo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário