segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Projeto verão: 5 conselhos para a meta de reduzir peso dar certo

Projeto verão: 5 conselhos para a meta de reduzir peso dar certo - 1 (© Foto: Thinkstock)

Por KARINA COSTA
Quem nunca virou o ano prometendo cuidar melhor da alimentação, já que todo verão sofre com os quilos a mais e se acanha de exibi-los no clube ou na praia? Em novembro, os pratos podem até ficar mais coloridos e variados, as academias superlotadas e as ruas cheias de pessoas se exercitando para ‘correr atrás do prejuízo’. Mas o que esperar de tanto esforço? 
Conversamos com dois especialistas, a nutricionista da OligoFlora, Ingrid Bigotto, e o educador físico e coordenador de ginástica da R.White, Carlos Mello, que garantem que nenhuma dieta restritiva ou fruta milagrosa são indicados para quem quer fazer bonito na próxima temporada. Os conselhos são simples, possivelmente sabe-se de cor, e as dicas de alimentos e exercícios são adaptáveis para quem já está colocando a culpa de estar fora de forma na falta de tempo.
“Diminuir as porções de comida pela metade traz resultado perceptível. Carboidratos, por exemplo, todos os brasileiros deveriam diminuir independente de 'projeto verão'. Ingerimos além do normal", diz a nutricionista. "Outra dica é incluir sábados e domingos no planejamento. Coma sua lasanha ou macarrão, mas tente reduzir a quantidade. Além disso, inclua verduras e legumes no cardápio, coma no mínimo um prato de legumes e uma ou duas colheres de vegetais refogados ou crus, como cenoura, abobrinha, beterraba, chuchu. Isso não só porque têm baixas calorias, mas hortaliças em geral são desintoxicantes e ajudam a acelerar o metabolismo”, completa. "É possível diminuir de 1 a 2 quilos por semana. Obesos podem chegar a perder 3 ou 4 quilos semanais”, garante a nutricionista.
O educador físico aposta na caminhada para quem está partindo do zero e caminhada ou corrida associados a exercícios simples, como abdominal e agachamento, para quem já tem alguma prática. "Apenas 1 hora de dedicação já faz grande diferença. As pessoas não se programam para aproveitar o dia. Por quê não, aos poucos, colocar o relógio para despertar, 5 ou 10 minutos mais cedo? Esse tempo pode ser revertido em subir e descer escadas no lugar de usar o elevador, ou descer um ponto antes ou depois do local de trabalho e fazer uma breve caminhada até lá”.
O resultado? “Dois meses é pouco para perder peso significativo, mas com certeza vai elevar a autoestima quando essas pessoas sentirem o corpo mais firme por conta da musculatura enrijecida. São sensações interessantes para animá-los e fazer com que mantenham o ritmo", aposta o especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário