terça-feira, 12 de novembro de 2013

Revisão 7o. ano 13 (TRANSITIVIDADE)



Incentivo



Predicação Verbal
Chama-se predicação verbal o resultado da ligação que se estabelece entre o sujeito e o verbo e entre os verbos e os complementos. Quanto à predicação, os verbos podem ser intransitivostransitivos ou de ligação.
1) Verbo Intransitivo
É aquele que traz em si a ideia completa da ação, sem necessitar, portanto, de um outro termo para completar o seu sentido. Sua ação não transita.
Por Exemplo:
O avião caiu.
O verbo cair é intransitivo, pois encerra um significado completo. Se desejar, o falante pode acrescentar outras informações, como:
local: O avião caiu sobre as casas da periferia.
modo: O avião caiu lentamente.
tempo: O avião caiu no mês passado.
Essas informações ampliam o significado do verbo, mas não são necessárias para que se compreenda a informação básica.
2) Verbo Transitivo
É o verbo que vem acompanhado por complemento: quem sente, sente algo; quem revela, revela algo a alguém. O sentido desse verbo transita, isto é, segue adiante, integrando-se aos complementos, para adquirir sentido completo. Veja:
S. SimplesPredicado
As criançasprecisamde carinho.
12
1= Verbo Transitivo 
2= Complemento Verbal (Objeto)
O verbo transitivo pode ser:
a) Transitivo Direto: é quando o complemento vem ligado ao verbo diretamente, sem preposição obrigatória.
Por Exemplo:
Nósescutamosnossa música favorita.
1

1= Verbo Transitivo Direto
b) Transitivo Indireto: é quando o complemento vem ligado ao verbo indiretamente, com preposição obrigatória.
Por Exemplo:
Eugostode sorvete.
2

2 =  Verbo Transitivo Indireto
c) Transitivo Direto e Indireto: é quando a ação contida no verbo transita para o complemento direta e indiretamente, ao mesmo tempo.
Por Exemplo:
Elacontoutudo ao namorado.
3

3= Verbo Transitivo Direto e Indireto
3) Verbo de Ligação
É aquele que, expressando estado, liga características ao sujeito, estabelecendo entre eles (sujeito e características) certos tipos de relações.
O verbo de ligação pode expressar:
a) estado permanente: ser, viver.
Por Exemplo:
Sandra é alegre.
Sandra vive alegre.
b) estado transitório: estar, andar, achar-se, encontrar-se
Por Exemplo:
Mamãe está bem.
Mamãe encontra-se bem.
c) estado mutatório: ficar, virar, tornar-se, fazer-se
Por Exemplo:
    Júlia ficou brava.
    Júlia fez-se brava.
d) continuidade de estado: continuar, permanecer
Por Exemplo:
Renato continua mal.
Renato permanece mal.
Por Exemplo:
Marta parece melhor.
Observação:  a classificação do verbo quanto à predicação deve ser feita de acordo com o contexto e não isoladamente. Um mesmo verbo pode aparecer ora como intransitivo, ora como de ligação. Veja:
1 - O jovem anda devagar.
anda = verbo intransitivo, expressa uma ação.
2 - O jovem anda preocupado.
anda=  verbo de ligação, expressa um estado.

  • Questão 1
    (TJ-SP)
    “Não quero aparelhos
    para navegar.
    Ando naufragado,
    Ando sem destino.
    Pelo voo dos pássaros
    Quero me guiar...”
    (Jorge de Lima)
    Os verbos destacados no poema classificam-se, quanto à predicação, como:
    a) transitivo indireto – verbo de ligação
    b) transitivo indireto – intransitivo
    c) transitivo direto – intransitivo
    d) transitivo direto – verbo de ligação
    e) transitivo direto e indireto – transitivo direto

  • Questão 2
    Baseando-se no código expresso abaixo, classifique sintaticamente os verbos em destaque:
    1 – verbo intransitivo
    2 – verbo transitivo direto
    3 – verbo transitivo indireto
    4 – verbo transitivo direto e indireto
    5 – verbo de ligação
    a) Estamos felizes.
    b) As crianças gritavam desesperadamente.
    c) Entregamos as encomendas aos clientes.
    d) Restam alguns instantes.
    e) Ofenderam o juiz com palavrões.
    f) Permaneçam todos quietos.
    g) Faltava-lhe um pouco mais de esperança.
    h) Depende de você a minha felicidade.
    i) Vivia tranquilamente naquele lugar.

  • Questão 3
    (FMPA-MG) Identifique a alternativa em que o verbo destacado não é de ligação:
    a) A criança estava com fome.
    b) Pedro parece adoentado.
    c) Ele tem andado confuso.
    d) Ficou em casa o dia todo.
    e) A jovem continua sonhadora.

  • Questão 4
    Sabe-se que a classificação de um verbo depende das relações sintáticas e de sentido estabelecidas entre ele e os outros termos da oração – fato que implica diretamente na sua classificação. Os verbos, portanto, podem se classificar como nocionais (quando indicam uma ação) e não nocionais (indicando estado). Partindo dessa premissa, indique se os verbos em destaque classificam-se como nocionais ou não nocionais:
    a) Você anda tristonha ultimamente.
    b) No intuito de cuidar da saúde, Pedro anda um quilômetro todos os dias.
    c) Sempre quando isso ocorre, papai vira uma fera.
    d) O forte vendaval virou vários objetos de valor.
    e) Assim que soube da notícia, a garota caiu doente.
    f) O chão está molhado, cuidado para não cair.

  • Questão 5
    Tendo em vista o *, substitua-o por um termo, de modo a fazer com que o verbo em destaque assuma a respectiva classificação indicada entre parênteses:
    a) Joana reclamou * 
    (verbo intransitivo) 
    b) Reclame sempre *
    (verbo transitivo direto)
    c) Não reclame *
    (Verbo transitivo indireto)

Respostas


  • Resposta Questão 1
    Alternativa “d”.
    voltar a questão

  • Resposta Questão 2
    a) verbo de ligação
    b) verbo intransitivo
    c) verbo transitivo direto e indireto
    d) verbo transitivo direto
    e) verbo transitivo direto
    f) verbo de ligação
    g) verbo transitivo direto e indireto
    h) verbo transitivo indireto
    i) verbo intransitivo
    voltar a questão

  • Resposta Questão 3
    Alternativa “d”
    voltar a questão

  • Resposta Questão 4
    a) verbo não nocional
    b) verbo nocional
    c) verbo não nocional
    d) verbo nocional
    e) verbo não nocional
    f) verbo nocional.
    voltar a questão

  • Resposta Questão 5
    Possíveis respostas:
    a) Joana reclamou muito.
    b) Reclame sempre seus direitos.
    c) Não reclame do barulho.


    voltar a questão
Blog Brasil escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário