segunda-feira, 30 de setembro de 2013

GRIPE

Hoje, estou péssima!Acho que a gripe "me pegou"! Cuide-se vc tbém!

O que acontece com o seu corpo durante a gripe



Nas primeiras horas

Toda vez que um doente tosse, expele cerca de 2 mil gotículas com vírus. Se você inalou uma delas (ou esfregou o nariz ou os olhos após ter tocado em uma maçaneta contaminada), ela flutuará por suas narinas até chegar às vias aéreas. Diferentemente dos resfriados, que atacam o nariz e a garganta, o vírus da gripe pode parar nos pulmões. Seu sistema imunológico reage imediatamente. Ele produz anticorpos e células T para destruir o vírus. Se o organismo está vacinado contra o invasor, há anticorpos disponíveis.


No próximo dia ou dois

O vírus agora usa a fábrica celular do corpo como uma máquina copiadora. As células - infladas pelo vírus, que se multiplica rapidamente - estouram feito balões de água, espalhando vírus por toda parte.

Você agora é contagiosa. Por isso, deve sempre espirrar ou tossir num lenço de papel.


No quarto dia

- Seu sistema imunológico não dá conta de impedir a furiosa proliferação da gripe. Sintomas chegam como um trem de carga. Você pode ficar acamada com febre, calafrios, dores de cabeça e musculares. Uma dose de ibuprofeno talvez alivie as dores.

- Não é o vírus que faz você se sentir um lixo. A sensação decorre da inflamação, resultado de um sistema imunológico em alerta. Como toda a energia do corpo é usada para destruir a gripe, você dificilmente terá forças para ir até o banheiro.

- Para impedir que restos de células mortas entupam os pulmões, o organismo desenvolve uma tosse seca. Sua garganta fica irritada e começa a doer. Pode começar a produção de muco. Um spray nasal talvez amenize o sintoma.


Nos próximos três dias

- Você está presa na cama. Não perca tempo tomando vitamina C - melhor beber litros de água e repousar.

- Se você realmente for azarada, bactérias normalmente inofensivas invadiram seus pulmões para se alimentar de restos de células mortas, colocando-a em risco de desenvolver pneumonia.


Após uma semana

- Supondo que você tenha escapado da pneumonia, seu sistema imunológico finalmente combateu a gripe. Ufa! A inflamação desaparece lentamente, assim como os sintomas. Mas você ainda é contagiosa por um dia ou dois. Talvez ainda leve mais uma semana até se sentir 100% recuperada.


De agora em diante

- Lave suas mãos. Essa é a melhor maneira de proteger-se contra um novo vírus. Esfregue os dedos, a palma eo dorso com sabão em água corrente por pelo menos 20 segundos depois de cumprimentar pessoas ou tocar objetos compartilhados, como maçanetas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário