segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Revisão - 26 novembro

Revisão (Tema:Vícios de linguagem)

1) Assinale o item em que não há possibilidade de ocorrer leitura ambígua.
(a) A mãe olhava a filha sentada no sofá
(b) Paula marcou um encontro com seu namorado em sua casa
(c) Tem sapato pra mulher de bico fino?
(d) A menina está correndo

2) Nos casos abaixo, assinale o item em que não ocorre um caso de pleonasmo
a) Você ainda há de chorar lágrimas de saudade
b) "Ó mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal"
c)O elevador está subindo para cima.
d) Você não me deve nada

3) Explique a ambiguidade presente nas frases abaixo.
a) A professora deixou a turma entusiasmada
b) O pai proibiu o filho de sair com sua motocicleta
c) Atendimento preferencial para idosos, gestantes, deficientes e crianças de colo
d) Falei com a filha do Presidente do Chile que visitava o Brasil

AMBIGUIDADES  -  Diversão
Texto 1 : Um garoto pergunta para o outro
- Você nasceu em Pelotas?
- Não, nasci  inteiro.

Texto 2:
- Doutor, já quebrei o braço em vários lugares.
- Se eu fosse você, não voltava mais para esses lugares.

Texto3
O bêbado está no escritório e o médico diz:
- Eu não atendo bêbado.
- Então quando o senhor estiver bom eu volto.

Revisão (Tema: Coordenação e subordinação)
1) Observe o seguinte excerto poético e em seguida atente-se para as questões que a ela se referem:
"As horas passam, os homens caem, a poesia fica." (Emílio Moura)

a)Estamos diante de um período, pois o mesmo é formado por várias orações. Como ele se denomina? E por quê?
b)As orações que o compõem são denominadas ______________________________________________. Justifique.

2) Verifique o código em evidência, empregando-o corretamente de acordo com os casos expressos pelas orações a seguir.
A - Coordenada Sindética Aditiva
B- Coordenada Sindética Adversativa
C- Coordenada Sindética Alternativa
D- Coordenada Sindética Explicativa
E- Coordenada Sindética Conclusiva
 (    ) Não só cantei como também dancei
(    ) Comprei o protetor solar e fui à praia
(    ) Uso o protetor solar ou uso o bronzeador
(    ) Passei no vestibular, portanto irei comemorar
(    ) Fiquei muito cansada, contudo me diverti bastante
(    ) Só fiquei triste por você não ter viajado comigo
                                                                                                                            ESTUDEM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário