quinta-feira, 22 de julho de 2010

Redação

A cada ano, os exames de vestibulares tornam-se mais complexos e elaborados. Aí reside a primeira dificuldade a ser enfrentada pela grande maioria dos que desejam cursar o ensino superior.
"A palavra é o próprio homem. Somos feitos de palavras". Escrever é uma decorrência natural, porém complexa, do próprio processo de escrever. Homem e palavra estão ligados.
O aluno escreve para exercitar-se e desenvolver a habilidade de expressar-se, usando a linguagem escrita. A redação escolar é, então, a oportunidade que o aluno tem de enriquecer sua linguagem, diversificando-a, e de refletir sobre si mesmo e sobre o mundo que o cerca.

QUAL A FÓRMULA PARA ESCREVER BEM?
Não existe. Há caminhos que podem conduzir ao ato de escrever. Destacam-se:

* LEITURA - Quem lê adquire e amplia o vocabulário e estruturas de frase que usará na própria produção de textos; desenvolve potencial criador da imaginação. "A leitura traz o progresso da escrita".

* OBSERVAÇÃO DA REALIDADE - O bom escritor deve estar atento para a realidade da vida, pois esta realidade pode ser reproduzida ou reescrita usando a imaginação.

* EXPERIÊNCIA - Toda pessoa traz consigo experiências de vida e as utiliza para reproduzir textos.

* UM CERTO CONHECIMENTO GRAMATICAL - É impossível avaliar um texto onde faltam acentos, sinais de pontuação e onde há erros de grafia, termos de gíria,etc. Por isso, é preciso fazer um rascunho onde se escreve livremente e, depois, passa-se o texto a limpo, fazendo correções gramaticais.

* A ORGANIZAÇÃO DO TEXTO - Um planejamento anterior ao ato de escrever é muito importante, pois faz com que o aluno redija com mais segurança.

* FLUÊNCIA, CLAREZA E CONCISÃO - Escrever é um ato natural, deixe o texto fluir e só depois faça as devidas correções. Devemos usar palavras simples, porém corretas e frases bem estruturadas; evitando frases supérfluas e ambiguidades.

Queridos alunos, não existe uma fórmula mágica que desenvolva a habilidade de escrever. É preciso muito esforço e treinamento. Pensando nisso, resolvi criar uma página específica para produção de textos e interpretação chamada TÉCNICAS DE REDAÇÃO E CRIATIVIDADE para ajudá-los. Aproveitem! Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário